quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Qual o valor da incógnita?

 O objetivo desta atividade é avaliar o conhecimento dos alunos em relação às operações algébricas (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

Inicialmente, distribuímos aleatoriamente cartões enumerados (figura 1) com orientações para operações a serem feitas no quadro.



É natural que no início os alunos tenham um pouco de dificuldade para compreender a dinâmica, mas após o terceiro aluno ir ao quadro é interessante recapitular que a ideia da dinâmica é que a partir da resposta anterior o aluno desenvolva a sua.

Em salas muito numerosas podem ser distribuídos os cartões em duplas ou dividida a sala em dois grupos e feito uma competição na qual o vencedor é o time que primeiro chegar no valor de x.

A atividade possibilita ao professor muitos espaços para questionamentos pertinentes e busca mostrar aos alunos um caminho de resolução (figura 2) da equação sem automatizá-la passando apenas para o outro lado com a operação inversa, mas sim fazendo-os pensar sobre o real significado da operação que estão realizando.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário