Para melhor esclarecer isso ao aluno preparamos um breve história que está dividida em 10 tópicos, o ideal é dividi-los entre os alunos da sala.
1. A avó de Maria disse:
- Mariazinha, pegue estas moedinhas para
esse seu cofre vazio.
2. O avô de Maria disse:
- Minha neta vou dobrar o valor do seu
dinheiro.
3. A mãe de Maria disse:
- Minha filha leve estes R$ 5,00 e vá ao
mercado comprar R$ 3,00 de banana. O troco é seu.
4. A irmã de Maria disse:
- Maria me empresta R$ 12,00?
5. Chegou o Aniversário de Maria e seu
pai disse:
- Minha filha vou dar-lhe R$ 50,00 para
comprar o seu presente.
6. O amigo de Maria disse:
- Maria, não trouxe dinheiro para o
lanche pode pagar para mim? São R$ 5,00.
7. O irmão de Maria disse:
- Cuide de meu gato e lhe darei R$
10,00.
8. A vizinha de Maria disse:
- Vendi os docinhos que me ajudou a
fazer e lucrei R$ 80,00. Vou dar-lhe um quarto deste lucro.
9. A irmã de Maria disse:
- Estou devolvendo seus 12 reais,
obrigada!
10. Maria disse:
Vale ressaltar a importância do registro da expressão algébrica que se constrói em cada situação e não apenas do resultado final para que o aluno perceba que o conteúdo abordado em sala de fato possui correspondência com a história apresentada.
Perceba também que a história está sujeita a alterações de acordo com o nível de conhecimento dos alunos da turma e a quantidade deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário