Esta atividade é uma ótima opção para o conteúdo de plano cartesiano, após explicar seu conceito e a forma de localizarmos pontos no plano (partindo sempre da origem O = (0,0) se locomover sobre o eixo x no sentido positivo ou negativo, feito isso, se locomover na direção y no sentido positivo ou negativo).
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Qual o valor da incógnita?
O objetivo desta atividade é avaliar o conhecimento dos alunos em relação às operações algébricas (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Inicialmente, distribuímos aleatoriamente cartões enumerados (figura 1) com orientações para operações a serem feitas no quadro.
É natural que no início os alunos tenham um pouco de dificuldade para compreender a dinâmica, mas após o terceiro aluno ir ao quadro é interessante recapitular que a ideia da dinâmica é que a partir da resposta anterior o aluno desenvolva a sua.
Em salas muito numerosas podem ser distribuídos os cartões em duplas ou dividida a sala em dois grupos e feito uma competição na qual o vencedor é o time que primeiro chegar no valor de x.
A atividade possibilita ao professor muitos espaços para questionamentos pertinentes e busca mostrar aos alunos um caminho de resolução (figura 2) da equação sem automatizá-la passando apenas para o outro lado com a operação inversa, mas sim fazendo-os pensar sobre o real significado da operação que estão realizando.
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
Quanto tinha Maria?
Para melhor esclarecer isso ao aluno preparamos um breve história que está dividida em 10 tópicos, o ideal é dividi-los entre os alunos da sala.
Vale ressaltar a importância do registro da expressão algébrica que se constrói em cada situação e não apenas do resultado final para que o aluno perceba que o conteúdo abordado em sala de fato possui correspondência com a história apresentada.
Perceba também que a história está sujeita a alterações de acordo com o nível de conhecimento dos alunos da turma e a quantidade deles.