sexta-feira, 26 de junho de 2015

Aplicação da atividade em sala

O roteiro apresentado anteriormente foi aplicado nas turmas de 2º ano da Escola de Ensino Médio José Teixeira de Albuquerque, município de Jijoca de Jericoacoara, Ceará.




O geoplano utilizado na escola foi construido utilizando tábuas quadradas de 20cm de lado, o material possui uma malha quadrada 6 x 6, portanto foram utilizados 49 pregos distantes exatamente 3cm um do outro, no sentido das bordas da tábua.

Para a construção do desenho no geoplano foram utilizados elásticos coloridos.


Neste período, na sala de aula, estava sendo trabalhado  poliedros, mais específicamente prismas, daí a necessidade de revisar com os estudantes áreas de figuras planas necessárias para os cálcuos de área superficial e volume de poliedros. Por estarmos trabalhando com figuras tridimensionis, os estudantes facilmete visualizaram no geoplano figuras que vinhamos construindo em sala, porém desenhadas no quadro e caderno. 



 A mesma oficina também foi aplicada aos professores da escola, como atividade do Pacto nacional - formação de professores do ensino médio.









quinta-feira, 25 de junho de 2015

Roteiro de aula com Geoplano

1- Construir um quadrado unitátio.
Informar as unidades de medida, a distância entre dois pregos (no sentido das laterais da tábua) representa a unidade de medida de comprimento do geoplano e questionar os estudantes quanto a unidade de área.
 - Qual a área do quadrado de lado 1?
Como a área do quadrado é dada por lado ao quadrado, temos que a área do quadrado é 1u.a.

2 - Construir um retângulo de base 3 e altura 4. (Ressaltar que 3 e 4 não são os números de pregos, mas sim o número de espaço entre eles.)
- Qual o nome desta figura?
- Qual a área do retângulo?

Se contarmos a quantidade de quadrados de área 1 dentro do retângulo chegaremos a conclusão que a área é 12. A partir daí ressaltamos a fórmula da área de um retângulo: base vezes altura.

3- Construir dentro do retângulo um triângulo retângulo de base 3 a altura 4.
- Qual é a área do triângulo?

Visualmente percebemos que o triângulo é a metade da área do retângulo, portanto 6, a partir daí concluamos que a área do triângulo é dada pela fórmula: base vezes a altura dividida por dois.

4 - Aumentamos a base 3 em uma unidade, construindo um triângulo escaleno de base e altura 4.
 - Qual a área do triângulo?

Perceba que a área aumentou, portanto será maior que 6, se contarmos os quadrados veremos que a parte que aumentou corresponde a 2 quadrados de uma unidade , portanto a área da figura será 8.
Também podemos utilizar a fórmula, daí teremos 4 x 4 : 2 = 8

5- Construiremos 5 triângulos diferentes com bases coincidentes medindo 4, e altura também 4.
- A área dos triângulos é a mesma?

Perceba que apesar de serem figuras diferentes, elas possuem a mesma área, já que todas possuem a mesma medida de base e altura.

6 - Construiremos um pentágono como a figura mostra
- Qual o nome da figura?
- Qual a área da figura?

Ressalte que para o cálculo da área de um pentágono não há fórmula pronta, como para o retângulo e triângulo, portanto, para calcularmos a área da figura deveremos dividi-la em figuras que conhecemos, cabe ressaltar as diversas formas de realizar esta divisão.

Por exemplo, se dividirmos em um retângulo e um triângulo, como mostra a figura acima, teremos então que a área será 8 + 4 = 12.

7 - Agora construiremos um pentágono, como mostra a figura, basta diminuirmos a base em duas unidades, uma em cada lado.
- Qual a área do novo pentágono?





Perceba que diminuímos dois triângulos da área anterior que completam duas unidades de área, portanto, a área na nova figura será 10.

8 - Construiremos um trapézio retângulo, com base maior 4, base menor 2 e altura 4.
- Qual o nome da figura?
- Qual a área da figura?

Perceba que podemos dividir a figura em um retângulo e um triângulo retângulo. Somando-as obtemos a área 12. Ainda pela fórmula temos: base maior mais base menor, vezes a altura dividido por dois e, portanto, (4+2)x4/2 = 12.

9 - Por fim construiremos um novo trapézio sobre o anterior, com mesma medida de base, porém isósceles.
- A área do novo trapézio é diferente da área do trapézio anterior? 


Perceba que as medidas das bases e da altura não foram alteradas, portanto, a área é a mesma e ainda note que o triângulo que sobra do trapézio verde completa o que falta ao trapézio cor de rosa.

10 - Agora lançaremos um desafio: Construir no plano uma figura tridimensional. 
Eis um exemplo prático.


Vale ressaltar que há diversas formas de obter os resultados corretos para as atividades acima, e que através de uma resposta errada temos a oportunidade de esclarecer o conhecimento trabalhado para toda a turma, portanto, não ignore-as, questione sempre o porquê de cada resposta.

Reserve um tempo de aula e permita que seus alunos brinquem com o material, da brincadeira podem surgir novos questionamentos e você poderá até mesmo aperfeiçoar seu trabalho.

(Imagens construídas com o auxílio do geogebra) 

sábado, 2 de maio de 2015

Escher na sala de aula

No dia 14 de abril a atividade sobre as obras de Escher foi aplicada na turma 2 ano "A" do turno da matutino da E.E.M. José Teixeira de Albuquerque. Inicialmente o artista foi apresentado aos alunos através de slides, bem como, algumas de suas obras clássicas.

Jade e Elaine apresentando Escher e suas obras à turma.

Depois os alunos realizaram trabalhos semelhantes, fazendo uso de simetria e figuras geométricas planas, os estudantes construiram, em papéis coloridos, suas obras.

Alunos apresentando seus trabalhos.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Tema 1: A arte de Escher - Março/2015

O projeto ateliê matemático neste mês de março começa suas pesquisas sobre as obras de Escher.

Maurits Cornelis Escher é um dos mais conhecidos e celebrados artistas gráficos modernos. Além do trabalho como artista gráfico, ele desenvolveu livros ilustrados, tapeçarias, selos postais e murais. Foi aluno de Samuel Jessurun de Mesquita, a quem havia mostrado seus desenhos e linogravuras ,e que o encorajou a continuar com tal trabalho. É com este mesmo professor que Escher aprendeu as técnicas de desenho e se apaixonou pela arte da gravura. Ao terminar seus estudos, Escher passou por vários lugares experimentando diferentes culturas, que influenciaram em sua mente criativa.

O contacto com a arte árabe está na base do interesse e da paixão de Escher pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e reflectem a partir das pavimentações. Ao preencher as superfícies, porém, Escher substituía as figuras abstrato-geométricas comum na arte árabe, por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, etc.

Durante o período em que esteve em atividade, Escher fez 448 litografias, xilogravuras e gravuras em madeira, além de mais de 2000 desenhos e esboços. Seu trabalho lida com a arquitetura, a perspectiva e os espaços impossíveis, continuando ainda hoje a surpreender e admirar milhões de pessoas em todo o mundo. Em seu trabalho, reconhecemos uma pequena observação do mundo que nos rodeia e as expressões de suas próprias fantasias. Escher mostra-nos que a realidade é maravilhosa, compreensível e fascinante.


Por: Jady Mikaelle e Elaine Muniz.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Polígonos regulares para a contrução de mandalas

Para a construção da mandala, fazendo uso de madeira pregos e linhas, é preciso definir o que é um polígono regular. "Polígono regular é toda figura  plana, limitada por uma linha poligonal fechada, que possui todos os seus lados e ângulos iguais, sejam eles internos ou externos".

Quando decidimos o número de lados no nosso polígono regular, traçamos todas as suas diagonais.Perceba que o número de diagonais varia com o número de lados (a) e que para 'a' par as diagonais cruzam o centro e 'a' ímpar não. (ver representação no Geogebra).

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Matemática em toda parte - Matemática na arte

A TV Escola, em sua série "Matemática em toda parte" produziu o vídeo "Matemática na arte". Este material nos mostra algumas das tantas relaçoes entre estas duas áreas de ensino.

Assista ao vídeo!

sábado, 31 de janeiro de 2015

Apresentação do Projeto

Não é de hoje que a matemática é vista com maus olhos pela maioria dos estudantes. Com essa fama de má moça é difícil de conseguir obter a atenção dos alunos para o estudo dessa disciplina.

Com base nisso e no ambiente socioeconômico no qual a escola de Ensino Médio  José Teixeira de Albuquerque está inserida na cidade de Jijoca de Jericoacoara, estado do Ceará, resolvemos desenvolver o projeto Ateliê Matemático.

Dentre todas as suas aplicações a matemática possui uma aplicação particular na arte que a torna mais bela. São vários os artistas que utilizam conceitos matemáticos em suas obras e nosso projeto consistirá em desenvolver esse tipo de arte e levá-lo para sala de aula.
 
O projeto tem como objetivo Atingir os alunos da escola de Ensino Médio José Teixeira de Albuquerque para que estes se sintam encantados pela disciplina de matemática, bem como trabalhar conceitos matemáticos através da arte.
O trabalho será realizado com monitoria das alunas do 3º ano da referida escola: Elaine Muniz Brandão e Jady Mikaelle Pinto Pereira.

No link acima você poderá ter mais detalhes sobre o projeto.